Categorias
Fitness Saúde

Manhã, Tarde ou Noite: Qual o Melhor Horário Para Treinar?

Manhã, Tarde ou Noite: Qual o Melhor Horário Para Treinar?

Atividade física regular é essencial para a saúde e pode proporcionar diversos benefícios para o nosso dia a dia, não importa se vai ser correndo em uma esteira ou em cima de uma bicicleta de academia.  Entenda melhor e saiba quando é o melhor momento para treinar.

Escolher Tecidos Apropriados Para Treinar
Escolher Tecidos Apropriados Para Treinar

Cada vez mais pesquisas têm demonstrado os diversos benefícios de se exercitar regularmente. Tanto é que a prática de atividades físicas já se tornou indicação médica para vários problemas de saúde, como obesidade, hipertensão, diabetes e até depressão, já que ajuda no bom funcionamento do corpo e da mente.

Alguns pontos devem ser considerados na hora de se exercitar, como escolher tecidos apropriados para treinar, a atividade física mais adequada para você e o horário em que você vai praticá-la. Esse último aspecto, por exemplo, pode influenciar no seu melhor desempenho e até no seu sono.

Cada horário tem seus aspectos positivos e negativos, mas você deve considerar aquele que mais se encaixa aos seus objetivos e à sua rotina. O importante é não ficar parado!

Importância da atividade física

Engana-se quem pensa que os benefícios da atividade física se resumem ao emagrecimento e ganho de massa muscular, muitos inclusive investem em remédios como orlistate. Isso porque os movimentos feitos durante os exercícios ajudam a liberar hormônios que vão influenciar em todo o seu organismo.

Há inúmeros benefícios em se praticar regularmente exercícios físicos. Um exemplo é a prevenção de doenças crônicas como diabetes e pressão alta, e, para quem já tem algum desses problemas, a atividade física colabora no controle dessas doenças e até de substâncias como o colesterol.

Um melhor condicionamento muscular é outro ganho, o que pode diminuir ou até inibir certas dores. Há melhora da circulação sanguínea e da respiração, além de uma melhora na disposição para realizar as tarefas do dia a dia.

Para fechar com chave de ouro, a atividade física proporciona bem-estar físico e mental, ajuda na melhora da sua autoestima, proporciona um envelhecimento mais saudável e contribui para um sono mais profundo e revigorante.

Mas, afinal de contas, qual é o melhor horário para treinar?

Essa pergunta não tem uma resposta definitiva, já que depende de fatores como seu metabolismo e sua disponibilidade para realização dos exercícios. Cada um dos momentos do dia terá seus próprios benefícios. Por isso, vale a pena tentar conciliar os resultados que você busca no treino com seus horários.

Treino pela manhã

Uma das maiores vantagens de quem deseja treinar logo de manhãzinha é que o exercício vai acelerar seu organismo, fazendo com que ele desperte para suas atividades cotidianas mais rapidamente. Ou seja, ele te dá mais ânimo e disposição para começar bem o seu dia.

Para tanto, é preciso fazer uma refeição leve, com frutas, leite ou iogurte, por exemplo, para não correr o risco de sentir qualquer tipo de enjoo ou fraqueza durante o treino.

Se você for treinar de manhã, comece aquecendo bem o corpo para só então “pegar pesado”. Isso porque, como seu corpo estará relaxado e terá acabado de despertar, é preciso um tempo até que ele se acostume ao ritmo mais acelerado. O aquecimento é importante inclusive para evitar lesões e dores musculares.

Treino à tarde

Para quem deseja emagrecer, o treino à tarde é o mais indicado. Isso porque o organismo já está mais acelerado por conta das três refeições que, teoricamente, já foram feitas — café da manhã, lanche da manhã e almoço. Os músculos também vão estar mais aquecidos, melhorando seu rendimento.

Se exercitar à tarde favorece o seu ciclo cartesiano, o nosso famoso relógio biológico, trazendo mais equilíbrio para o organismo e, ao mesmo tempo, prevenindo doenças relacionadas a ciclos mal sincronizados, como diabetes e depressão.

Além disso, esse horário propicia uma maior aceleração do metabolismo e de suas reações, sendo uma delas a produção de hormônios que intensificam a força física, como a testosterona.

Treino à noite

A opção da maioria das pessoas que trabalha o dia inteiro é fazer seu treino na parte da noite. Isso muitas vezes está mais ligado à disponibilidade de horário do que qualquer outra coisa. Portanto, é preciso ter alguns cuidados se você for se exercitar nesse horário.

Treinar à noite pode ser algo tanto positivo quanto negativo, a depender do seu metabolismo. Tem quem relaxe e, consequentemente, durma tranquilo pouco tempo depois da ida à academia, e tem quem fique mais agitado, provocando as temíveis insônias. Então, a primeira coisa é se observar.

De qualquer forma, tente terminar os exercícios até três horas antes de dormir para dar tempo de seu organismo ir diminuindo aos poucos o ritmo. Exercícios mais leves, como pilates, ioga, caminhada e até natação são os mais indicados nesse horário por ajudarem no relaxamento do corpo e da mente.

Como já deu para perceber, cada horário tem seus próprios benefícios. Cabe a você escolher o que mais lhe agrada e mais se encaixa à sua rotina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *